TPM : OH NÃO! > Tire suas dúvidas!

terça-feira, março 12, 2013



Olá queridas colhendo pedidos eu vim tratar de um assunto bem delicado em relação às mulheres a adorável TPM (Tensão pré-menstrual) ... Aquele período tão “fofo” na vida feminina que nos faz ser tão amáveis e gentis, ou estar com as emoções à flor da pele onde em um momento podemos estar acariciando a nuca do namorado e no outro dando uma “chave de braço” nele como uma lutadora de vale tudo.




Eu desconfio seriamente que quando a Carrie (carrie a estranha) matou aquelas pessoas no dia do seu baile ela estava em seus dias de TPM...É totalmente compreensível...ou não.
 
Esse tema tão interessante não interessa só às mulheres, mas aos homens, especialmente, porque já pensou o cara não deve entender “paçocas” do que esta acontecendo onde em um momento a mulher esta toda feliz e no outro chorando... É um vulcão de emoções em um só corpo, um vulcão prestes a entrar em erupção. Na verdade TPM nada mais é do que caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos e sim que você é louca mesmo!
Então pensando nesse turbilhão de sentimentos e emoções preparei uma listinha básica explicando e dando dicas sobre esse momento tão “meigo” das nossas vidas...



DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS SINTOMAS

O que supostamente é tensão pré-menstrual e quais seus principais sintomas?

A Tensão pré-menstrual, ou como é mais conhecida TPM, é o nome que é dado a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. Mas, é preciso estarmos atentos: eles têm de sumir com a menstruação. Caso não desapareçam, não se trata de tensão pré-menstrual... Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê e pode explodir sem motivo.

Agora você deve estar pensando “quer dizer que se os sintomas se mantiverem depois da menstruação não podem ser atribuídos à tensão pré-menstrual?”

Essa é uma observação muito interessante e importante porque qualquer doença psiquiátrica (a depressão, por exemplo) ou clínica, como a dor de cabeça crônica, podem piorar nesse período. Por isso, não adianta classificar tudo como tensão pré-menstrual, uma vez que seus sintomas aparecem alguns dias antes, pioram na véspera da menstruação e desaparecem com ela.


Aí você se pergunta:
“Então quantos dias antes,mais ou menos,eles se manifestam” ?

É algo relativo e variável, ninguém é igual a ninguém e todos sabemos disso. Existem pessoas em queos sintomas aparecem com cerca de 15 dias antes da menstruação, aí é nesse caso que a mulher esta tranquila; de repente, é atacada por dor de cabeça e, no dia seguinte, menstrua. Ou, então, no dia que antecedeu a menstruação, um exemplo disso é quando você esta com suas amigas e do nada começa a discutir com elas por motivos idiotas.


PRINCIPAL CAUSA DA MUDANÇA DE HUMOR


Agora resumidamente e de forma direta qual a explicação para essa mudança de humor?

A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar, por isso o tão amado chocolate sempre esta ai a disposição....

É claro que não são todas as mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual...EU POR EXEMPLO \õ/ raramente sofro...Mas conheço muita gente que sofre e...da medo...muito medo... Porém algumas também são mais sensíveis; em outras, a TPM se manifesta apenas em determinada época da vida.


FAZENDO O DIAGNÓSTICO

Mas ... como será que realmente sabemos que temos TPM ?

É bem simples, você mesma pode fazer o diagnóstico ... Anote num calendário os dias em que está triste, irritada, com dor de cabeça, chorando fácil e o dia em que menstruou. Se os sintomas começarem um pouco antes e desaparecerem durante a menstruação – não precisa ser no primeiro dia – você tem TPM.




MECANISMOS PARA COMBATER OS SINTOMAS

O que posso fazer para amenizar meus sintomas de TPM (e não jogar uma mesa pela janela) ?

É simples prenda a mesa no chão e todos os móveis e objetos da casa com pregos ...BRINCADEIRA (hahahaha) basta fazer exercícios físicos, isso ajuda muito, porque reduzem a tensão, a depressão e melhoram a autoestima. Está brava, vai dar uma volta no quarteirão, fazer ginástica ou arrumar um armário, que se sentirá melhor...É que nem criança, sabe aquela criança peralta que tem energia para dar e vender  e os pais tentam ao máximo manter ela cansada para a noite dormir com facilidade ? é nesse caminho aí...

A alimentação também pode ajudar sabia?

Existem inúmeras dietas para a TPM, mas basta usar o bom senso. Se a mulher fica inchada, deve comer menos sal; se tem dor de cabeça, que evite fumar ou sentir cheiro de fumaça e se está ansiosa, não coma nem beba coisas que possam agravar o quadro, dê preferências a coisas quentes como um chá.

USO DE MEDICAMENTOS

Além de todas essas medidas eu posso ou devo tomar algum medicamento?

As mulheres de hoje tem bastante sorte e são felizes porque a ciência e a medicina evoluíram muito e há uma série de medicamentos que proporcionam melhor qualidade de vida para elas e para quem convive com elas, porque TPM sempre existiu e vai continuar existindo....MAS deve ser recomendado pelo médico NUNCA tome medicamentos sem saber.

É importante ressaltar que sem tratamento a mulher não vai morrer nem matar ninguém, mas vale a pena resolver o problema tendo em vista a melhora da qualidade de vida...e suas relações sociais....






þ     ULTIMA RECOMENDAÇÃO PARA AS SOFREDORAS...

Evitem compromissos importantes nos dias de tensão, porque você pode tomar atitudes erradas...Já ouviiu dizer que pensar de cabeça quente não é bom? Pois é!  Tente adiá-los. No dia seguinte, provavelmente você estará melhor .






Gostaram das dicas? Espero que sim meus amores...
Comentem e me digam, vocês tem TPM? Conhecem alguém que tem?
Beijocas!



You Might Also Like

26 comentários

  1. oi Hilda

    td bem?

    legal o post

    também evito fazer algumas coisas nesses dias, por precaução,rs

    seguindo o blog

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor ^_^ Tudo bem sim e espero que com você também
    Obrigada *-*

    hahaha é sempre bom evitar mesmo...nunca se sabe kkkkkkkkkkkkkk

    Obrigada flor também estou seguindo o seu.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa adoreeei as explicações , parabéns !!

    http://byluanatebaldi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor fico muito feliz que tenha gostado *o*

      Obrigada por sua visita...Beijinhos!

      Excluir
  4. Olá, obrigado pela visita lá no blog.
    Adorei aqui, seu blog é lindo.
    Muito legal essa matéria, é sempre bom saber mais sobre esse "mal" que nos atormente, eu tenho um pouco de TPM, mas nem sempre e já notei os sintomas que caem sobre mim.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita querida *u* você é muito amável e obrigada por seguir hahaha ... TPM é realmente um saco!

      Beijinhos flor!

      Excluir
  5. Eu acho que não mudo de humor nesse período rsrs Mas meu estômago fica muito frágil, fico enjoada, desanimada... :c
    http://blogcantinhodameninacrista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VISH rsr que bom que não muda de humor xD

      Obrigada por sua visita tão gentil...
      Volte sempre que quiser...Beijinhos!

      Excluir
  6. Uau que post show! e quanta informação bacana e super esclarecedora, parece que foi feito pra mim, sempre que to de TPM passo por duas fases uma muito irritada e outra muito triste geralmente uns 10 dias antes da menstruação!
    Vou procurar um ginecologista pra vê se é mesmo TPM como você bem falou! :)

    Ah to sorteando um layout bem lindo! vem participar do sorteio!!


    http://kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor *u* que bom que gostou \õ/ hihihihi sim é bom procurar mas acho que é TPM mesmo é variável de pessoa pra pessoa :)

      OUCH quem mais ta participando sou eu ahsushausuas já to lá :O eu quero *¬*

      Beijos sua linda

      Excluir
  7. Acho que meu namorado sofre mais com a minha TPM do que eu... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Diamante Negro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha pobres homens não se adaptam a tais momentos hihihihi

      Obrigada por sua visita flor

      Beijinhos e volte sempre que puder :D

      Excluir
  8. Adorei o assunto.
    Tenho TPM antes de mesntruar e depois quando tomo a injeção anticoncepcional fio com bastante enxaqueca, aí irritação novamente.
    Sempre pensei que TPM era frescura, mas hj sofro desse mal.
    É horrível!
    Continue postando sobre esses assuntos.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar Gil...Sim sempre que puder irei postar dicas =)

      Beijinhos diva!

      Excluir
  9. Meu mal de todo mês! KKK'
    Nem eu me suporto quando tô de TPM, não da vontade de nem sair da cama.


    Otimo post, flor.



    Beijão.
    http://ficaadyca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahaha mas saia...É bom para o seu astral :D

      Obrigada flor pelo comentário

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  10. Só tenho uma coisa a dizer: EU ODEIO TPM! -.-'

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente algo muito terrível...terrivelmente CHATO :O

      Obrigada por sua visita flor e comentários...

      Beijinhos :3

      Excluir
  11. Adorei! Incrível como minha tpm me tira do sério, sempre bom dar uma lidinha no assunto né?
    Beijos
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim informação é sempre bom :D obrigada por sua visitinha querida...
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  12. Eu tenho muita cólica na semana, na verdade ainda estou e tenho que tomar medicamento sempre no primeiro e segunda dia, pois realmente fico de cama e não consigo sair! ;/

    Curti e segui sua página! <3

    Blog: www.kaahmenezes.wordpress.com
    Fã page: www.facebook.com/pages/Kaah-Menezes/146488652178125

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cólicas são terríveis, espero que você melhore logo!

      Obrigada querida ^_^

      Beijinhos e volte sempre

      Excluir
  13. Adorei!!! Eu não sinto TPM todo mês, mas tb, tem mês que quero sim jogar uma mesa pela janela!! hahaha
    Gostei do seu blog viu... Adoro essas dicas super úteis... E adorei tb o post com dicas pra homens... Acho que falta algo pra eles né?
    Beijinhos, estou seguindo!!!
    Carol
    www.donalollaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também raramente (quase nunca mesmo) sinto TPM mas quando aparece é terrível kkkkkkkkkkkkkkkkkkk obrigada por seu comentário querida..Sobre os garotos é verdade...eles tem que estar sempre arrumadinhos porque nós ficamos lindas para eles nada mais justo que eles também para nós kkkkkkkkkkkkkkkk


      Obrigada por seguir querida...Beijinhos e volte sempre!

      Excluir
  14. Boa Tarde

    Seu blog é maravilhoso, versátil amei, se você puder der uma passadinha no meu, e por favor retribui a inscrição. Agradeço a todos os blog pelos recados, sigo todos.
    o meus instagram: @NEQUERENREIS.

    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor fico realmente feliz que tenha gostado do meu blog, obrigada pelo adorável comentário querida *-*

      OBVIO que vou seguir o seu... :D

      Fique a vontade para voltar quando quiser...Beijos!

      Excluir

~REGRAS PARA COMENTAR~

-Não desrespeite ninguém.
-Não xingue ou use palavras de baixo calão.
-Sempre que puder comente é uma forma de incentivar a trazer sempre novidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe