DICA: Chá da Tarde/Afternoon Tea > 6 receitas para um chá da tarde

quarta-feira, maio 08, 2013



Olá pessoal, como estão vocês? Espero que muito bem...A postagem de hoje como de costume nas quartas feiras abordará o tema DICAS como podem conferir no nosso cronograma...A postagem será um pouco grande devido a semana passada eu não ter postado (por causa da internet) como já sabem e fiquei de prolongar essa postagem para cobrir... e a dica de hoje é um costume que não é muito comum aqui no Brasil mas em outros países é...Quem aqui gosta de chá da tarde? Eu particularmente gosto muito e apesar de muitos tacharem como “coisa de velho” eu realmente não penso assim...O “Chá da Tarde” não é apenas uma espécie de costume para apreciar comidas mas também um momento ímpar que podemos tirar no nosso dia para conversar calmamente sobre como foi o nosso dia com nosso familiares ou até mesmo com os amigos, os dias costumam ser tão agitados e tirar um momento para conversar calmamente apreciando um bom chá relaxante é muito bom.



Para ler a postagem completa click em “Mais Informações”




Eu me lembro que na minha infância eu comecei com esse costume no recreio... Quando eu estudava no Ensino Fundamental eu e minhas melhores amigas combinávamos um dia para cada um levar uma coisinha como xícaras, chá, guloseimas, bolinhos etc e na hora do intervalo fazíamos nosso momento “Chá” ...Esse costume eu trouxe comigo desde aquela época e agora mesmo tendo 19 anos costumo fazer meu próprio “Chá da Tarde” sempre que posso.

Pensando nisso eu gostaria de dar essa dica para vocês a dica de hoje é :

CHÁ DA TARDE || UMA TARDE DE DOÇURA!

E nessa dica de hoje eu mostrarei a vocês como surgiu esse costume e darei 6 receitas de gostosuras que vocês podem fazer em um “Chá da Tarde” aproveite para fazer um chá da tarde no dia das Mães...Garanto que sua mãe vai gostar muito de passar esse momento com você..então ...

LET’S GO!!!


CHÁ DA TARDE|| COMO SURGIU ESSA TRADIÇÃO?

Como todo bom brasileiro o cafezinho diário é indispensável, seja na hora do café da manhã ou no jantar o café esta presente sempre no dia a dia,e como cultivamos esse hábito o chá com leite também não pode faltar na mesa dos ingleses...O chá da tarde é uma tradição cultivada anos e anos pelos ingleses e britânicos em geral, existe uma estimativa que indica que cerca de 66% de toda a população do Reino Unido bebe chá diariamente, são cerca de 165 milhões de xícaras por dia, e não para por aí a estimativa é que essa quantidade fica em 60,2 bilhões de xícaras por ano, isso é muito chá concordam, nós brasileiros sim pois não temos tanto costume assim de beber o chá...Mas como esse costume realmente surgiu é que é interessante, esse costume tradicional britânico de tomar chá todas as tardes acompanhados de lanchinhos surgiu em meados de 1840 por causa da Sétima Duquesa de Bedford, condado do leste da Inglaterra...Anna Russel. Naquela época bem diferente de hoje era comum ter apenas duas refeições principais no dia que eram o café da manhã e o jantar (que só era servido por volta das 20:00h) então as pessoas passavam um período bem comprido sem se alimentar, porém Anna não aguentava esse período comprido entre uma refeição e outra e passou a fazer pequenos lanches em seu quarto acompanhados de chá todas as tardes...Com um tempo esse hábito da Duquesa virou um costume e ela passou a convidar amigos para acompanhá-la no chá da tarde, dessa vez servido na sala de estar para ela e os convidados apreciarem.

Depois de um tempo Anna foi a Londres e esse costume foi com ela, na capital inglesa ela continuava seu hábito de enviar convites aos seus amigos para o chá da tarde e logo essa prática ficou conhecida quando a Rainha Vitória começou a aderir a este costume oferecendo chás da tarde para seus convidados.

Infelizmente esse costume raro de chá vespertino aqui no Brasil ficou restrito apenas a ocasiões especiais como por exemplo chás de bebê ou aniversários.






Agora que já sabem como tudo isso aconteceu e chegou a virar um costume vamos ao que interessa que são as receitas...Preparei um cardápio que vocês podem fazer para um chá da tarde com 6 receitas...Espero que todos gostem, as receitas são todas simples e muito deliciosas.



◄|| AS RECEITAS SÃO || ►

þ     CHÁ DE MORANGO
þ     COOKIES
þ     CUPCAKE DE BAUNILHA
þ     SCONES
þ     BOLO DE LARANJA
þ     PUDIM DE CHOCOLATE COM AVELÃ
                                                 
                                                

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––



v     CHÁ DE MORANGO

Essa receita serve para um litro de água.

Você precisará de :

Ø     ½  caixinha de morango (das maiores)
Ø     Um pau de canela
Ø     2 dentes de cravo



Preparo:

Coloque um litro de água para ferver enquanto a água esta no fogo vá amassando os morangos, após a água ferver coloque dentro da água os morangos amassados o pau da canela e os dois dentre de cravo, espere ferver por cerca de 10 minutos e depois é só coar e servir.


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––




v     COOKIES

Essa receita rende 10 porções e é feita em 10 minutos, muito saborosa e fácil.

Você precisará de :

Ø     2 colheres de chá de fermento em pó
Ø     2 colheres de chá de sal
Ø     1 colher de chá de essência de baunilha
Ø     2 xícaras de ½ de farinha de trigo
Ø     500g de chocolate em barra
Ø     1 xícara de manteiga degelada
Ø     1 xícara de açúcar mascavo
Ø     1 xícara de açúcar branco
Ø     2 ovos

Preparo:

Pegue todos os ingredientes pedidos e misture, vá amassando com suas mãos, em seguida peque o chocolate em barra e corte em pedaços pequenos e junte a massa que você esta amassando com suas mãos, caso fique muito mole leve a massa a sua geladeira e deixe por cerca de meia hora, após isso faça bolinhas (amassadas) com a massa, depois distribua todas em um tabuleiro untado, tenha atenção para não deixar muito próxima as bolinhas uma da outra, leve ao forno (médio) e deixe por cerca de 6 a 10 minutos, após esse tempo, retire e sirva, você pode escolher se quer servi-los morno ou frio. 

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––




v     CUPCAKE DE BAUNILHA

Essa receita rende 4 porções e é feita em 1 hora, tem um sabor muito bom e é uma sobremesa super fofa.

Você precisará de :

Ø     350 gramas de açúcar refinado
Ø     220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
Ø     350 gramas de farinha de trigo peneirada
Ø     2 gramas de sal
Ø     1 colher (sopa) de baunilha - 12ml
Ø     1 colher (sopa) de fermento em pó - 12g
Ø     220ml de leite
Ø     4 ovos


Preparo:

Na tigela da sua batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado, em seguida adicione os ovos um por um com a batedeira ligada e bata. Pegue outra tigela e adicione a baunilha no leite e reserve. Pegue mais uma tigela e coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal misture.

Agora adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente, depois adicione o restante da farinha e do leite; Mexa levemente e a massa estará pronta, depois quando a massa estiver homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.

Para a cobertura faça como desejar , você pode usar Chantilly, ou chocolate derretido...Faça como achar mais bonitinho...Você também pode colocar granulado ou coco ralado para criar um efeito diferenciado...

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––





v     SCONES

Essa receita é fácil, saborosa, rápida e de baixo custo...Aproveitem pois rende 8 scones médios.


Você precisará de :

Ø     1 ovo
Ø     1/2 colher de chá de sal
Ø     1/3 xícaras de leite
Ø     2 xícaras de farinha com fermento
Ø     4 colheres de sopa de açúcar integral de cana
Ø     1/3 xícaras de óleo


Preparo:

Aqueça o forno em 180ºC...

Em seguida numa tigela de tamanho médio misturar a farinha e o açúcar.
Em uma xícara coloque o óleo, o ovo e o sal misturando com um garfo.
Encha o resto da xícara com o leite (cerca de 1/3), depois junte os ingredientes líquidos aos sólidos misturando com uma faca apenas o suficiente para ligar.
Com uma colher de sopa coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado do papel vegetal, depois disso leve ao forno cerca de 15 minutos ou até os scones estarem dourados.


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––



v     BOLO DE LARANJA

Esse bolo de laranja é uma receita com calda de chocolate , é super rápido demora cerca de 25 minutos e rende 10 porções além de ser muito saboroso.

Você precisará de :

Ø     03 ovos
Ø     1/2 copo de óleo
Ø     2 copos de farinha de trigo
Ø     1 colher de sopa de pó royal
Ø     2 copos de açúcar
Ø     1 copo de suco de laranja
Ø     2 colheres de manteiga
Ø     3 colheres de chocolate em pó
Ø     1 lata de leite condensado


Preparo:

Para essa receita coloque todos os ingredientes (menos a farinha de trigo, pó royal, leite condensado, manteiga e chocolate em pó) no liquidificador e bata por 3 minutos
Pegue uma tigela e misture a farinha de trigo e o fermento, em seguida coloque para assar por cerca de 25 minutos. Agora para a calda de chocolate coloque o leite condensado,a manteiga e o chocolate em pó tudo no fogo e quando estiver começando a engrossar, desligue e cubra o bolo e sirva.



––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––




v     PUDIM DE CHOCOLATE COM AVELÃ

Receita super fácil , demora cerca de 30 minutos para ficar pronta e rende 12 porções...Vamos lá

Você precisará para a calda de chocolate :

Ø      ½ caixinhas (100 g) de creme de leite
Ø     125 g de chocolate ao leite picado
Ø     1 colher de chá de essência de rum

Você precisará para o pudim :

Ø     1 lata de leite condensado
Ø     1/3 xícara de chá de chocolate em pó peneirado
Ø     ½ colher de sopa de manteiga
Ø     6 gemas grandes
Ø     ½ caixinha (100g) de creme de leite
Ø     ½ xícara de chá de leite
Ø     ½ colher de chá de essência de baunilha
Ø     ½ colher de sopa de pasta de avelã
Ø     3 colheres de sopa de licor de amêndoa
Ø     100g de chocolate meio amargo picado
Ø     1/3 xícara de chá de avelã torrada sem pele e moída



Preparo da calda de chocolate :

Em uma panela misture todos os ingredientes da calda de chocolate e derreta em banho-maria, mexendo até que possa obter um creme brilhante...Lembre-se de esperar esfriar para utilizar.

Preparo do pudim :

Pegue uma batedeira e bata o leite condensado,o chocolate em pó e a manteiga até que fique homogênea, em seguida adicione as gemas e o creme de leite, diminua então a velocidade da sua batedeira e acrescente o leite, a baunilha a pasta de avelã e o licor de amêndoa. Retire tudo da batedeira e junte o chocolate picado e a avelã moída misturando ligeiramente com uma colher. Pré aqueça o seu forço em 170ºC.

Pegue uma forma de furo central que esteja untada e polvilhada com açúcar, despeje toda a massa na forma, coloque em banho-maria e leve ao forno até que esteja firme, retire do banho-maria e espere esfriar, desenforme e regue com a calda.





Espero que tenham gostado das dicas de hoje, deixem um comentário abaixo me dizendo o que acharam..Beijocas.




You Might Also Like

25 comentários

  1. Gostei das dicas, pena que ainda não tenho uma casa só minha pra receber as amigas. Mais gostei das dicas.
    Querida como você fez pra colocar essa barra da capricho em cima ai no blog?? Me responde por e-mail clic.ffeminino@gmail.com
    Beijos

    http://clicf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria você pode chamar suas amigas mais íntimas na sua casa mesmo se você mora com seus pais eles não se importarão :) chama só 2 ou 3 amigas e já está bom hihihiih

      Farei um tutorial explicando isso em breve para você :3

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  2. E essas fotos das mesas??
    Gente que coisa linda...
    Agora as receitas são melhores ainda rsrs
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querida ^^ fico muito feliz :3

      Obrigada por seu comentário e visita hihihih

      Beijocas e volte sempre!!!

      Excluir
  3. Belas dicas.
    Já estou te seguindo visite meu blog e me ajude a alcançar mha meta, seguindo meu blog e curtindo a fanpage.

    www.feminicesemfoco.blogspot.com

    fanpage

    www.facebook.com/blogfeminicesemfoco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida ^^ irei visitar e seguir sim :3

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  4. ÓTIMAS RECEITINHAS. GRACINHA UM CHÁZINHO NÉ?


    BJZ, MARIANA.
    XOXOXOXOXOXO
    http://futuraindependente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihihih é sim *--* amo fazer chá da tarde é tão CHIC kkkkkkkkk

      Obrigada por sua visita guria :3

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  5. Muito obrigada pela dica!
    Eu sempre quis oferecer um chá da tarde!
    Ah ! Está rolando sorteio lá no blog !
    Participa !
    http://www.chiickawaii.com.br/2013/04/1-sorteio-do-blog-maxi-colar.html
    Beijos
    http://www.chiickawaii.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom flor, invista nisso e aproveite muito *--*

      obrigada por seu comentário :3

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  6. Nossa, engordei só de ver esse post! hehehehehe
    É uma delícia né, uma coisinha gostosa a tarde... depois de tanta coisa cansativa! Bom demais!

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh e como é bom hahahaha colocar os papos em dia *--* com um bom chá é ótimo

      Obrigada por visitar querida ^^

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  7. Adoro preparar chás da tarde quando disponho de tempo livre. Mas geralmente gosto de convidar minhas amigas e fazer nos finais de semana, acaba sendo servido café e sucos também, pois sempre há pessoas que preferem.

    E no inverno é simplesmente maravilhoso! Tanto chás quanto cafés coloniais. Estou aproveitando que aqui no sul já está fazendo um frio considerável. *.*

    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei *--* hahaha é ótimo mesmo

      Obrigada por sua visita guria :3

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  8. Obrigada guria ^^ já estou seguindo seu blogger curti muito ele :3

    Beijocas e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito chá, mas esse friozinho está bem propício! rs

    beijos,
    ps: tá rolando 2 sorteios no meu blog e te convido a participar!
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim, relaxa bastante ^^

      Obrigada por sua visita guria :)

      Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  10. aaaaah que delícia deu vontade de arregaçar as mangas e deixar a preguiça de lado, fazer todos rs *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* verdade ... É sempre muito bom fazer chá, tenta fazer você irá ver como é muito bom :)

      Obrigada por sua visita guria ^^ Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  11. Boa noite flor! Vim conhecer o seu cantinho e adorei. Parabéns pela postagem do chá da tarde. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Tenha uma linda noite. Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida fico feliz que tenha gostado do meu blogger ^^ Obrigada por sua visita :D

      claro visitarei seu blogger sim e obrigada por seguir o meu...Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  12. Realmente, é um costume que aqui não pega, o costume é o café.
    Adorei as receitas.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade :/

      Obrigada por seu comentário e visita guria ^^ Fico feliz que tenha gostado das receitas e postagem...Beijocas e volte sempre!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oi Ivaneide!!! Fico muito feliz que tenha gostado, sinto muito por ter demorado a te responder, o blog passou por uma longa pausa e só voltou agora. Espero te encontrar outras vezes por aqui *-*

      Excluir

~REGRAS PARA COMENTAR~

-Não desrespeite ninguém.
-Não xingue ou use palavras de baixo calão.
-Sempre que puder comente é uma forma de incentivar a trazer sempre novidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe